Esta fruta exotica pode derrubar a sua glicemia alta em 21 dias

Você possui risco de doenças do coração? Teste revela

calendarPublicação: 17/09/2021- Última atualização: 16/09/2021
clock3min
Você possui risco de doenças do coração? Teste revela
Ana Araujo
Ana Araujo

Editora

Exame feito em casa avalia o risco de desenvolver doenças cardíacas, incluindo arritmias e alterações na estrutura do coração. O resultado pode mudar a maneira que você e sua família cuidam da saúde do coração

Evitar doenças do coração é tarefa diária: exercícios físicos, alimentação balanceada e emoções sob controle fazem parte deste pacote. Porém, existe um fator que não costuma entrar na conta de muita gente — a genética.

Até o momento em que essa matéria foi escrita, as doenças cardíacas já haviam matado mais de 285 mil pessoas só este ano, de acordo com o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Alguns, de fato, podem ter colecionado maus hábitos. Talvez a alimentação não era tão regrada. Alguns podiam ser fumantes ou diabéticos. Outros, quem sabe, não viam uma atividade física há anos.

Já outra parcela poderia ter uma dieta impecável, praticar exercícios físicos regularmente e, para quem via de fora, ter uma saúde de ferro.

O que explica pessoas aparentemente saudáveis terem doenças cardíacas? A genética.

Você está entre as possíveis vítimas de doenças do coração?

Isso não significa que se deva chutar o balde — de acordo com especialistas, maus hábitos seguem sendo os maiores causadores de doenças cardiovasculares. No entanto, os dois fatores somados podem causar um desastre.

Tomando como exemplo o mal de Alzheimer: se um indivíduo sabe que está predisposto, certamente redobrará os cuidados para não desenvolver a doença. O mesmo pode ser aplicado aos males do coração.

É possível herdar predisposição a diversos males cardíacos dos pais — de alterações na estrutura do coração e nas artérias até a predisposição a ter o colesterol elevado. Essa é uma história contada pelo seu DNA. Mas que não é um atestado de que você vai ficar doente de fato.

Para saber se está entre as possíveis vítimas de doenças do coração, é possível fazer um teste genético, que permite planejar o futuro da sua saúde com mais precisão e, o mais cedo possível, adotar hábitos que “minimizem” os efeitos da genética. É o caso do Viva o Coração, oferecido pela Sommos DNA, do Grupo Fleury.

Como funciona o teste genético para detectar doenças cardíacas?

Este exame detecta as alterações no DNA que apontam quais fatores da genética que jogam contra a saúde do coração. Para isso, são analisados mais de 30 genes, que observam alterações na estrutura do coração e nas artérias, arritmias e níveis de colesterol.

Para descobrir, nada de estripulias: o teste genético é feito em casa por saliva e leitores do infovital contam com desconto exclusivo.

Com o resultado em mãos, os leitores que o fizerem terão direito a uma conversa online com um especialista em genética da Sommos DNA. Ele explicará o resultado e abrirá as portas para cuidados cada vez mais integrativos para sua saúde.

Desta forma, é possível saber o quanto investir em hábitos saudáveis para compensar questões genéticas.

Ana Araujo
Ana Araujo

Editora

O Mineral que abaixa a glicemia
As 2 substancias fundamentais para uma boa visao