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Dieta plant-based: vantagens e cuidados necessários

calendarPublicação: 13/10/2021- Última atualização: 07/10/2021
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Dieta plant-based: vantagens e cuidados necessários
Nikolas Ambrosano
Nikolas Ambrosano

Redação Infovital

As dietas à base de produtos vegetais têm se tornado popular nos últimos anos, mas nem sempre os produtos com “plant-based” no rótulo são necessariamente saudáveis

As dietas plant-based — termo em inglês para se referir a uma alimentação baseada em vegetais, com restrição a produtos de origem animal ou ingredientes artificiais — não ganharam popularidade à toa nos últimos anos. 

Se seguidas da maneira correta, elas podem trazer uma série de benefícios ao organismo.

Um estudo publicado no Indian Journal of Community Medicine observou que os povos okinawanos, originários do Japão, que comem cerca de 300 gramas de vegetais todos os dias têm artérias limpas, colesterol regulado e níveis reduzidos de marcadores inflamatórios quando comparados aos ocidentais.

Para o Dr. Mikhael Marques, especialista da Jolivi, as dietas plant-based são ideais para todos os seres humanos. Em seu programa Saúde Transformadora, o médico explica que o maior consumo de frutas, verduras, leguminosas, grãos integrais, oleaginosas, e menos alimentos de origem animal ajuda a reduzir a inflamação e está associado à longevidade.

Mesmo com restrição no consumo de carne, a plant-based não significa ter deficiência nutricional. O doutor recomenda reforçar a ingestão de alimentos integrais, como o arroz, pães rústicos elaborados com fermentação natural, além de verduras silvestres, ervas frescas, cogumelos shitake, abacate, feijão fradinho, entre outros.

Fique atento aos rótulos plant-based

Aliado ao crescimento da dieta, as vendas de alimentos vegetais aumentaram quase 30% no último ano, segundo a Plant Based Foods Association.

Mas é preciso ficar atento para a diferença entre uma dieta plant-based e um produto que coloca o termo plant-based no rótulo. Apesar de terem origem vegetal, muitos dos alimentos encontrados nos supermercados são ultraprocessados e contém aditivos que não são saudáveis.

Um exemplo é um leite vegetal que tem ficado famoso nas prateleiras. Só que possui uma série de estabilizantes, aditivos que buscam equilibrar emulsões, mas podem causar problemas intestinais, além de conter açúcar. Uma dieta plant-based tem como um dos objetivos reduzir os marcadores inflamatórios, e o açúcar, por sua vez, os aumenta.

Outros produtos que caíram nas graças dos consumidores recentemente são as carnes vegetais. Segundo relatório da Polaris Market Research, a tendência é que esse mercado cresça 15,8% até 2027, e, por mais que sejam vendidas como uma alternativa saudável, também são ultraprocessadas.

As sugestões do Dr. Mikhael para refeições plant-based

Em entrevista ao  podcast Suco Verde da Jolivi, o Dr. Mikhael recomendou alguns alimentos da dieta plant-based que podem ser consumidos ao longo do dia:

  • Café da Manhã: Salada de frutas, aveia, trigo germinado, própolis, pólen, até uma tapioca se quiser, azeite, manjericão, algumas pequenas fatias de queijo.
  • Almoço: Arroz integral, feijão, tofu, salada bem colorida com vegetais (PANCs), azeite, castanhas, mel e grão de bico.
  • Jantar: Missoshiro e repetir o almoço.

De acordo com ele, uma dieta diversificada ajuda a garantir nutrientes, mas é importante um acompanhamento médico, investigando cada paciente individualmente, para que não haja nenhuma deficiência nutricional.

Os assinantes do programa Saúde Transformadora do Dr. Mikhael Marques têm acesso a diversos conteúdos sobre uma alimentação mais saudável, além de muitos outros assuntos relacionados à saúde de maneira descomplicada.

Para acessar o programa do Dr. Mikhael, basta clicar neste link.

*Sob supervisão de Priscila Miranda

Referências

Saúde Transformadora. Jolivi.
Freeman, Clara R et al. “Impact of sugar on the body, brain, and behavior.” Frontiers in bioscience (Landmark edition) vol. 23 2255-2266. 1 Jun. 2018, doi:10.2741/4704
Plant-Based Diets Gain Steam, Major Companies Getting on Board. WebMD. Disponível em: https://www.webmd.com/diet/news/20210914/plant-based-diets-gain-steam-major-companies-get-on-board
Alimentos Plant-Based vs Dieta Plant-Based. Food Ingredients Brasil. Disponível em: https://revista-fi.com/artigos/artigos-editoriais/alimentos-plant-based-vs-dieta-plant-based
Mishra, Badri N. “Secret of eternal youth; teaching from the centenarian hot spots (“blue zones”).” Indian journal of community medicine : official publication of Indian Association of Preventive & Social Medicine vol. 34,4 (2009): 273-5. doi:10.4103/0970-0218.58380

Nikolas Ambrosano
Nikolas Ambrosano

Redação Infovital

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