Suplemento de maca peruana combinada com extrato de guarana

Covid e reabertura do comércio: infectologista fala sobre como se proteger

calendarPublicação: 23/08/2021- Última atualização: 23/08/2021
clock5min
Covid e reabertura do comércio: infectologista fala sobre como se proteger
Vitória Torres
Vitória Torres

Redação Infovital

*Supervisionado por Julia Noleto

Especialista responde as principais dúvidas de como proceder em diferentes contextos e evitar o contágio

Desde terça-feira (17), os serviços dos setores econômicos e os estabelecimentos comerciais estão atuando sem restrições de capacidade de ocupação de público e horários. Entretanto, mesmo com o avanço das vacinas em São Paulo, não é o momento de descuidar-se das medidas de prevenção contra o coronavírus.

De acordo com o Vacinômetro, cerca de 32% da população do Estado está com o esquema vacinal completo.

Diante deste cenário, o infovital entrevistou o infectologista Danilo Duarte do Hospital Pitangueiras em Jundiaí, um dos responsáveis da linha de frente do combate à Covid-19, para responder às principais dúvidas sobre o contexto atual e entender se realmente chegou o momento de frequentar bares, restaurantes e encontrar amigos para um momento de lazer. 

Confira a entrevista:

Infovital: Tomei uma dose da vacina, mas não quero tomar a segunda dose porque tive efeitos colaterais. Estou protegido?

Dr. Danilo Duarte: Não. Vacinas de 2 doses só conferem proteção ideal após 2 a 3 semanas da segunda dose.

Infovital: Tomei uma dose da vacina. Ao chegar da rua, ainda é importante tomar banho e trocar de roupa?

Dr. Danilo Duarte: Não há obrigatoriedade dessas medidas que são mais importantes para profissionais de saúde. 

Infovital: Já tomei duas doses da vacina. Posso andar sem máscara no transporte público?

Dr. Danilo Duarte: Não. Infelizmente, a alta circulação viral e a baixa cobertura vacinal da população não permite essa medida.

Infovital: Pessoas vacinadas com duas doses podem fazer uma festa privada? Posso comemorar meu aniversário apenas com familiares?

Dr. Danilo Duarte: Por enquanto não. Precisamos esperar a circulação viral diminuir na comunidade. Nesse momento de alta circulação do vírus o ideal, mesmo vacinado, é confraternizar apenas com pessoas que já vivem na mesma casa.

Infovital: É seguro frequentar reuniões religiosas?

Dr. Danilo Duarte: Pode frequentar desde que todos usem máscara, mantendo o distanciamento físico de 2 metros e mantenham o ambiente bem ventilado.

Infovital: Posso trabalhar fora de casa mesmo sem ter tomado a vacina?

Dr. Danilo Duarte: Pode, porém, deve redobrar os cuidados como higiene das mãos, distanciamento social e uso de máscaras, bem como evitar locais fechados e mal ventilados com outras pessoas.

Infovital: Estou vacinada(o), mas meu companheiro(a) não. Posso abraçá-lo(a) e beijá-lo(a)?

Dr. Danilo Duarte: Pode, porém é importante que ambos mantenham as medidas de prevenção citadas anteriormente.

Infovital: É realmente seguro ir ao supermercado toda semana?

Dr. Danilo Duarte: Deve-se evitar a ida de forma desnecessária. Permanecer apenas o tempo necessário e não esquecer o uso de máscara e higiene das mãos.

Infovital: O uso do elevador pode aumentar o risco de transmissão?

Dr. Danilo Duarte: Pode. Cepas muito transmissíveis, como a delta, podem ter sua transmissão potencializada em ambientes fechados e sem circulação de ar. 

Segundo um estudo, os sintomas mais graves da Covid-19 surgem, principalmente, em pessoas com imunidade baixa

Em entrevista para o infovital, o médico cirurgião vascular e nutrólogo Dr. Wilson Rondó, especialista da Jolivi Natural Health, reforça que além das medidas práticas citadas pelo infectologista, a alimentação equilibrada pode ser uma grande aliada para aumentar a imunidade e prevenir possíveis infecções do coronavírus.

“Procure fazer uma dieta com o mínimo possível de carboidratos refinados, açúcar, frutose e grãos porque esses aumentarão seu nível de insulina, o que predispõe queda imunológica, possível infecção por coronavírus (Covid-19), além de envelhecimento precoce”, enfatiza o especialista.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores chineses e publicado no The Lancet, os sintomas mais graves da Covid-19 surgem, principalmente, em pessoas com imunidade baixa e que tenham doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, problemas digestivos ou respiratórios e câncer. 

Para ativar o sistema imunológico de forma natural e evitar resfriados e infecções, a vitamina D é uma recomendação, afirma o médico. Ela pode ser obtida não somente ao se expor ao sol, claro de forma consciente, mas também em alimentos como: óleo de fígado de bacalhau, carnes e ovos de animais que foram criados em pastos, camarão, salmão e sardinha.

Já a vitamina C deve ser administrada em níveis adequados e supervisionados para colaborar na prevenção de doenças e garantir o funcionamento do sistema imunológico. Alimentos como, kiwi, pimentão vermelho, acerola, abóbora e brócolis são uma boa aposta, ressalta Rondó.

A vitamina A tem propriedades antioxidantes e previne a invasão de microrganismos. “[Vitamina A] aumenta a integridade da pele e das mucosas, reduzindo o risco de infecção e apoia a cicatrização de feridas através da força do colágeno”, explica o especialista da Jolivi.

Em alimentos ela está presente em: cenouras, abóboras, folhas verdes escuras, carne e laticínios de animais criados em pastos. 

Esses e outros benefícios para aumentar a imunidade podem ser encontrados no programa Remédio Natural, um projeto produzido e idealizado pelo especialista Wilson Rondó.

Quero aumentar a minha imunidade de forma natural

Referências:

Folha informativa sobre Covid-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19

MD Nanshan Chen, et al. (2020)  Epidemiological and clinical characteristics of 99 cases of 2019 novel coronavirus pneumonia in Wuhan, China: a descriptive study. Volume 395, issue 10223, p507-513,15 de fevereiro de 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30211-7 [The Lancet]

Wilson Rondó, médico cirurgião vascular e nutrólogo – especialista do programa Remédio Natural da Jolivi Natural Health.

Danilo Duarte, médico infectologista – Hospital Pitangueiras em Jundiaí.

Vitória Torres
Vitória Torres

Redação Infovital

Suplemento de Coenzima Q10 e Oleo de Semente de Uva
O metodo para manter a sua testosterona focando na sua virilidade