Suplemento de oleo de peixe com vitamina e em capsulas

4 benefícios da masturbação feminina para a saúde

calendarPublicação: 08/10/2021- Última atualização: 08/10/2021
clock4min
4 benefícios da masturbação feminina para a saúde
Fernanda Mayane
Fernanda Mayane

Redatora

Um orgasmo por dia pode realmente evitar suas idas ao consultório? Entenda a relação entre masturbação e saúde

Falar de masturbação feminina abertamente ainda é um grande tabu em nossa sociedade. Muitas mulheres se retraem para discutir o tema, seja por receio ou por conta de um imaginário que ainda vê o ato como imoral.

A masturbação é uma experiência normal, agradável e saudável. Ao redor da vagina existem músculos que podem ser estimulados e é saudável que sejam, assim como qualquer outro. A estimulação faz com que esses músculos contraiam e relaxem, aumentando a circulação sanguínea na região.

Qual o principal agente responsável pelo benefício da masturbação?

A resposta é simples e os cientistas respondem: está nos orgasmos! 

Muitos estudos científicos apontam os benefícios do orgasmos. Entre eles, uma pesquisa publicada no The Orgasm Answer Guide, que entrevistou 2.632 mulheres — e 39% delas relataram que após se masturbarem se sentem mais relaxadas.

Os pesquisadores explicam que isso acontece porque, durante o clímax, é liberado o hormônio ocitocina, responsável por promover a sensação de relaxamento. A baixa concentração desse hormônio no sangue, por outro lado, está relacionada com maior incidência de tensão e distúrbios de ansiedade.

Além disso, segundo a terapeuta sexual Sirleide Stinguel em entrevista para o infovital, o autotoque traz outros benefícios, além de prevenir doenças. “Ao estimular a região genital, causamos contrações musculares que fortalecem a musculatura pélvica e também podem ser boas aliadas para a prevenção de doenças vaginais”, explica.

Benefícios da masturbação feminina

#1 Ajuda a melhorar o sono

Um estudo citado no The Orgasm Guide descobriu que muitas mulheres usam o orgasmo para dormir mais rápido. Essas mulheres foram acompanhadas por 3 meses e 32% delas  relataram melhorias na qualidade do sono. Os pesquisadores explicam que essa sensação está totalmente ligada à ocitocina produzida após a masturbação.

#2 Aumenta a imunidade

Uma análise feita pela Universidade de Essen, na Alemanha, convidou 11 voluntárias para examinar os efeitos do orgasmo no sistema imunológico. Durante o estudo, os pesquisadores colheram o sangue das voluntárias antes e depois da masturbação. O resultado mostrou que a excitação sexual aumentou o número de glóbulos brancos (as células de defesa do corpo) nas participantes.

#3 Melhora sua vida sexual

Conhecer o próprio corpo é essencial para manter uma vida sexual prazerosa. Isso pode te tornar mais confiante na cama. Além disso, sabendo o que você gosta, você pode orientar sua companhia e tornar a relação mais agradável para ambas as partes na hora H. 

#4 Pode te manter mais jovem

Esqueça o botox! Apenas tenha um orgasmo. Uma pesquisa conduzida pelo Royal Edinburgh Hospital conclui que, após o orgasmo, nosso corpo libera hormônios do crescimento, o que deixa a pele mais elástica, além de provocar outras reações biológicas benéficas.

E quem já está na menopausa?

A masturbação é liberada para todas as idades. Se você já está na menopausa, separamos uma dica de ouro apresentada pela Dra. Denise de Carvalho em seu programa Equilibre seus Hormônios, criado em parceria com a Jolivi Natural Health.

Para ajudar com a lubrificação vaginal, a indicação da Dra. Denise é o óleo de coco. “Você pode usar o óleo de coco na área externa. Ele é excelente porque contém os ácidos láurico e caprílico, que ajudam a melhorar a microbiota vaginal.” explica.

Referências

SHLOMIT BRANDIS KEPLER (United States) (org.). Frequency of Sexual Activity and Long-term Survival after Acute Myocardial Infarction. The American Journal Of Medicine, 2020. DOI:https://doi.org/10.1016/j.amjmed.2019.06.019

BELL, Jaimee. Masturbation boosts your immune system, helping you fight off infection and illness. 2020. Disponível em: https://bigthink.com/health/health-benefits-of-masturbation/. Acesso em: 06 out. 2021.

VAGIANOS, Alanna (ed.). This Is How Often Women Masturbate. 2020. Disponível em: https://www.huffpost.com/entry/women-masturbation-statistics-fivethirtyeight_n_5445530. Acesso em: 05 out. 2021.

Haake P, Krueger TH, Goebel MU, Heberling KM, Hartmann U, Schedlowski M. Effects of sexual arousal on lymphocyte subset circulation and cytokine. Neuroimmunomodulation. 2004;11(5):293-8. doi: 10.1159/000079409. PMID: 15316239.

CARTER, Claire. Sex is the secret to looking yourger, claims researcher. The Telegraph. United Kingdom.

Fernanda Mayane
Fernanda Mayane

Redatora

Receba seu Manual do Homem Alpha
73 Curas sem Remedios